O papel alumínio na cozinha é ruim para sua saúde? Existe um boato de que é prejudicial manter em casa devido a quantidade alta de alumínio encontrado nele, e como ele fica em contato direto com alimentos, pode contaminá-los e ser prejudicial à saúde. Embora os resultados não sejam inteiramente conclusivos, o consenso esmagador é que há pouca causa de preocupação em relação à esse boato.

Uma alerta foi que o uso dele pode contribuir para o acúmulo de alumínio encontrado nos cérebros de alguns pacientes de Alzheimer. “Ele possui propriedades neurotóxicas, mas nenhuma ligação direta com a doença neurodegenerativa humana foi estabelecida”, diz Jean Harry, Ph.D., toxicologista do Instituto Nacional de Ciências da Saúde Ambiental. Harry também diz que qualquer lixiviação de utensílios, panelas e folhas explica apenas uma fração da quantidade considerada segura para ingerir diariamente através de alimentos, água potável e produtos farmacêuticos (alguns antiácidos contêm alumínio, assim como a maioria das aspirinas).

Quanto à possibilidade de que o alumínio seja cancerígeno: não é considerado como um produto nocivo à saúde pelo Programa Nacional de Toxicologia do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA. Ted Gansler, MD, diretor de conteúdo médico da American Cancer Society, diz: “Do ponto de vista do risco de câncer, não vejo uma única razão para se preocupar com a folha de alumínio”.

Claro que são estudos recentes e que no futuro essas informações podem ser alteradas ou desmentidas pois a tecnologia de alimentos cresce e se desenvolve cada vez mais no dia-a-dia. Mas é bom desmistificar os mitos que surgem em notícias que vemos na internet.

[Conteúdo Gratuito]
Você sabe porque os salgados explodem na fritura? Descubra como evitar e aprenda a trabalhar com salgados pré-fritos congelados! Digite seu Email que vamos lhe enviar 2 vídeos explicando tudo!

Fique tranquilo, nós odiamos SPAM! =)

Categorias: Dicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *